segunda-feira, 14 de julho de 2014

EVISCERADOS – CIDA MOREIRA E FILIPE CATTO – SESC POMPÉIA – SP – 10 E 11/07/14



Depois de um ano e meio, felizmente, o espetáculo EVISCERADOS, que reúne o talento da pianista, cantora e atriz Cida Moreira ao do cantor, compositor e violonista Filipe Catto,  voltou ao cartaz em São Paulo.  Aquelas pessoas  que assistiram aos shows em 2013 e resolveram não ir dessa vez, achando que iriam presenciar a mesma sequência e seleção de canções, podem se arrepender, pois quando se trata de talentos especiais, as surpresas sempre acontecem e o óbvio nunca será a tônica.


Já pensei em várias possibilidades para definir o que é o encontro entre Filipe Catto e Cida Moreira, e aquilo  que eu acredito que chegue mais perto do que eu senti, seria dizer que se trata de um duelo de titãs.  Não duelo no sentido de enfrentamento, mas sim de  comunhão de talentos imensos.  Posicionados no palco um em frente ao outro, o que se viu foi uma grande troca de admiração entre  os excelentes artistas.  É normal se ver encontros de pessoas da mesma geração, como por exemplo o que está acontecendo entre Cauby Peixoto e Ângela Maria, mas um entrosamento tão perfeito e que dá um resultado tão admirador entre artistas de outras gerações é mais difícil de se ver. Cida Moreira tem essa característica de agregar jovens talentosos em torno de sua obra e com eles criar espetáculos e momentos especiais.
Para mim , dois desses momentos foram quando Filipe Catto interpretou uma canção do grupo Nação Zumbi chamada “Cicatrizes” e Cida Moreira uma canção de mais um jovem compositor que está trabalhando com ela e que se chama João Leopoldo.  Trata-se de uma canção incrível cujo tema é Frida Khalo.


“Eviscerados”  tem a direção dupla de Ricky Scaff e de Humberto Vieira e o cenário tanto nos remete a uma grande víscera humana exposta, como também pode nos remeter a uma imensa raíz, saindo do chão e alcançando o infinito.  Cada um vê o que sua sensibilidade indica, mas o que é comum a todos que presenciam esse show é a constatação de como funciona bem o encontro de timbres tão diferentes mas que se casam tão bem em canções de todos os tempos, selecionadas por cada um dos artistas.  Como eles mesmo definiram, cantar o que eles gostam e do jeito mais visceral possível.

Para mim esse espetáculo deveria ser registrado em DVD, pois marca um encontro único e especial que não deveria ficar restrito aos privilegiados que compareceram no ano passado e agora nessas duas oportunidades.  É daqueles momentos que precisam ser eternizados.

Fotos de Francielle Aparecida Gomes Flores




2 comentários:

Cláudia Takano disse...

Adorei Cida ao piano e Filipe é sempre impecável. Grande projeto! Realmente duas músicas fantásticas e vou correndo conhecer o trabalho de João Leopoldo. Se a admiração dele por Frida inspirou uma música tão linda, bom, ele é dos meus...rs

Fran disse...

Cida Moreira e Filipe Catto são impecáveis, juntos eles arrasam!
Eviscerados foi lindo, uma experiência inesquecível!

Klaudia, ficou lindo! Confesso que estou muito orgulhosa por você ter usado minhas fotos!

Parabéns! Beijos!