terça-feira, 21 de outubro de 2014

Filipe Catto & Yusa - Show Con Tradiciones - SESC Bom Retiro - SP - 17, 18 e 19/10/14

A primeira vez que tive contato com o trabalho dela foi há exatos 10 anos.  Assistindo ao DVD de Lenine, “ In Citè”, me chamou atenção aquela baixista segura, com uma presença de palco forte e arrasando nos vocais.  Quando Lenine apresentou Yusa, pensei logo, que maravilha, como a música aproxima gente de talento de todos os lugares.  Naquela época não tinha ideia de quão talentosa e versátil é Yusa.  Imaginei que  só tocasse o baixo e como me enganei!

Nesses três dias de show da temporada que Yusa realizou ao lado de Filipe Catto e Quique Ferrari no Teatro do SESC Bom Retiro, em São Paulo, de 17 a 19 de outubro, pude ter uma ideia bem clara do talento dessa artista cubana incrível.


O encontro de Filipe e Yusa é daqueles momentos que nada explica.  Nem precisa de explicação, basta sentir e se deixar levar pela magia que transborda.  Feito dois amigos de infância que se reencontram depois de um tempo afastados, eles brindaram o público que lotou o teatro com um show onde havia alegria e descontração, apesar de ter o seu repertório focado em boleros, normalmente canções com letras bem fortes e que falam de dor e separação.

Tendo como fio condutor o grande músico argentino Quique Ferrari, Filipe e Yusa apresentaram suas Con  Tradiciones, misturando canções brasileiras , cubanas,  em uma fusão perfeita.  Filipe fala um espanhol fluente o que torna tudo mais lindo e integrado.  Yusa se esforça para se comunicar em Português com o público, mas não é preciso.  A linguagem universal da música uniu esses dois talentos e com certeza Filipe e Yusa tem mais um projeto pronto, na manga, para realizar a hora que quiserem, da mesma forma que Filipe fez com Cida Moreira em seu Eviscerados.



Em um dos shows, Filipe explicou como conheceu o trabalho de Yusa, ao assistir a um espetáculo dela no Memorial da América Latina.  A impressão que ele teve e descreveu é exatamente o que acontece quando se vê Yusa no palco.  Ela preenche todo o espaço, por maior que seja.  Toca baixo, piano, guitarra, percussão, sabe tudo de harmonia, enfim é a música personificada.  E se não bastasse, é uma simpatia de pessoa.  Esse encontro de Filipe e Yusa só pode ser definido como um presente dos deuses da música para nós.  Foram três dias que se fossem dez, seria pouco.

Achei interessante que quando fui à lojinha, no final do show para comprar o CD de Yusa, escutei alguém pedindo o CD dos dois. E a Camila, super simpática explicando que não existia CD dos dois. Ainda... Tomara que no futuro próximo isso aconteça.  Quem não teve a felicidade de estar no SESC Bom Retiro merece ter o registro desse encontro tão especial .  Que venham mais shows, parcerias, enfim, Filipe Catto e amigos talentosos sempre nos trazendo o melhor da música.


SET LIST DO SHOW:

1-Añorado encuentro
2-Piensa en mi
3-Tanto de mi
4-Surrender
5-Paloma negra
6-Dime si eres tu
7-Bolero de Satã
8-Contradições
9-Saga
10-Ressaca
11-És mas te perdono
12-Paris muy bien
13-Veinte años
14-Se feliz
15-El vagabundo
16-Por que te vas?









Nenhum comentário: